Etanol

Etanol
Estrutura do etanol

domingo, 9 de junho de 2013

Alcoolismo e Abstinência

ALCOOLISMO E ABSTINENCIA
            O álcool apresenta efeitos negativos à saúde devido às consequências de sua toxicidade, portanto para compreendê-lo é necessário entendermos primeiro seu caminho no organismo. A absorção do etanol ocorre principalmente no estômago e no intestino, em basicamente quatro etapas, absorção, distribuição, metabolismo e eliminação. As fases de absorção e distribuição ocorrem inicialmente no estômago de maneira rápida e diminuindo a velocidade com o tempo, processo o qual pode ser retardado devido a presença de alimentos neste compartimento. Já no intestino delgado a absorção ocorre de forma completa e rápida. Destes compartimentos o álcool, um composto hidrossolúvel, se distribui amplamente por todo o organismo, incluindo o cérebro depois de atravessar a barreira hematoencefálica. Depois disso ocorrerá a metabolização do álcool que acontece principalmente no fígado, devido à ação de três enzimas: álcool desidrogenase e a sistema microssomial de oxidação do etanol atuam na transformação do etanol em acetaldeido com a liberação de NADH e NADP:

CH3CH2OH + NAD+  CH3CHO + NADH + H+
CH3CH2OH + NADPH + H+  CH3CHO + NADP+ + H2O

Posteriormente a enzima aldeidodesidrogenase (ALDH) transforma o acetaldeido em acetato. A degradação do etanol também pode ocorrer pelas vias dos peroxissomos. A eliminação dos subprodutos da degradação de etanol são eliminados do organismo principalmente através dos rins.

O alcoolismo é uma doença bastante grande e de graves efeitos a diversas regiões do organismo humano que pode ter sua evolução dividida em fases:
·         Adaptaçãoà fase caracterizada pelos primeiros contatos com a droga, em geral, por se tratar de uma “droga social” que leva a redução da ansiedade, angústia, reduz os efeitos da TPM e de dificuldade vinculadas à interação social.
·         Tolerânciaà em resposta ao uso desta droga o organismo adapta-se aos seus efeitos de modo a diminuí-los, ou seja, o indivíduo começa a estar mais lúcido com uma mesma dosagem do que costumava antes. Porém, essa fase marca o início das dificuldades na memória, ou seja, o indivíduo começa a ter dificuldade de lembrar o que já fez.
·         Síndrome de Abstinênciaà neste estágio a dependência física está instalada e sua abstinência está vinculada a deterioração física, mental e social, crises as quais só podem ser minoradas através do consumo desta droga. Bioquimicamente o álcool leva ao aumento do efeito do GABA (neurotransmissor inibitório) no neurorreceptor GABA-A, ocasionando uma excitabilidade cerebral global diminuída. A constante exposição ao álcool resulta em uma diminuição compensatória da resposta do GABA no neurorreceptor GABA-A, percebida pelo aumento da tolerância dos efeitos do álcool.


O tratamento do alcoolismo deve ser feito através do uso de fármacos, da minoração de seus efeitos, além da reposição de nutrientes (vitaminas, minerais).


http://www.infoescola.com/doencas/sindrome-da-abstinencia-alcoolica/
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_abstin%C3%AAncia
http://www.psicosite.com.br/tra/drg/alcoolismo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário