Etanol

Etanol
Estrutura do etanol

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ressaca

  Um dos sintomas mais conhecidos do consumo excessivo de álcool é a ressaca. Quando há a ingestão de etanol, o organismo(mais especificamente o fígado) o oxida em duas etapas, primeiramente o transforma em etanal(acetaldeído) pela ação da enzima álcool-desidrogenase, e depois transforma o etanal em acido etanoico(ácido acético) pela ação da enzima aldeído-desidrogenase junto com a glutationa.

 


 
   Entretanto, os estoques de glutationa no organismo se acabam rapidamente quando há a ingestão de grande quantidade de álcool, o que faz com que a reação pare na metade. Com isso, há um acumulo de acetaldeído substância muito toxica) no organismo, o que pode gerar dores de cabeça tonturas e náuseas (sintomas de ressaca).Concomitantemente,o efeito diurético causado pela inibição do hormônio ADH quando se consome etanol faz com que muitos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo sejam liberados pela urina, fato que corrobora para o aparecimento da ressaca no dia seguinte.
  Para amenizar os efeitos da ressaca podemos repor o estoque de água perdido pela diurese, repor os nutrientes liberados pela urina e , também é eficaz a ingestão de cisteína (componente da glutationa) presente em ovos, brócolis e pimentas para a produção mais rápida de glutationa e , portanto a maior conversão de acetaldeído em acido acético.



Bibliografia:

http://www.tecmundo.com.br/ciencia/17137-5-dicas-da-ciencia-para-curar-a-ressaca.htm
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-as-bebidas-alcoolicas-causam-ressaca-saude
http://bioquimicadoalcool2010.blogspot.com.br/2010/07/ressaca.html
http://www.cafebiomedico.com/bioquimica-da-ressaca/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Etana  

Nenhum comentário:

Postar um comentário