Etanol

Etanol
Estrutura do etanol

domingo, 30 de junho de 2013

ETILISMO E O CÂNCER

ETILISMO E O CÂNCER

                Etilismo é o termo médico utilizado para designar o vício do uso de bebidas alcoólicas, ocasionando, certa dependência psíquica e/ou física.
                Câncer é um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal de célula. Só será câncer aquilo que for considerado um tumor maligno.
                O consumo de álcool associado ao de tabaco é um dos fatores que aumentam bastante a possibilidade de se desenvolver neoplasias, principalmente o câncer de boca. Porém, o uso unicamente de álcool não é considerado pela IARC – Agência Internacional de Pesquisa em Câncer – como um produto carcinogênico, mesmo o acetaldeído, principal subproduto da metabolização do etanol, o qual é responsável por diversas alterações no organismo.
CH3CH2OH + NAD+ AD  CH3CHO + NADH + H+
            O consume excessivo de bebidas alcoólicas, mesmo que desvinculado a outros tipos de drogas ou substâncias tóxicas, tem significativa consequência no aumento das chances de se desenvolver cânceres diversos, já o etanol e seus subprodutos são capazes de interferir desde de nas proteções do organismo até atuar como um efetivo estimulador de neoplasias.
            Alguns aspectos relevantes da ação do etanol no organismo já foram cientificamente descritos, tais como:
·         Os subprodutos da degradação do etanol, em geral, são capazes de irritar, devido sua toxicidade, a mucosa da boca e na faringe, sendo capaz de alterar a permeabilidade da membrana das células nesta região. Com isso a região torna-se mais permeável e mais indefesa a absorção de alguns fatores carcinógenos;
·         O etanol é capaz de provocar deficiências nutricionais, devido alterações hepáticas, além de desregular os ciclos de reconstituição das mucosas da boca e do intestino;
Estudos realizados no ano de 2012 na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, revelaram que devido à metabolização do álcool render como fruto principalmente o acetaldeído, o qual apresenta estrutura semelhante a do formaldeído (importante carcinogeno), este seria capaz também de causar alterações no DNA humano. A metodologia da pesquisa foi a de fazer com que voluntários ingerissem vodca e depois medissem os níveis de alteração do DNA, com isso mediram um aumento de 100 vezes nestes níveis. O ser humano possui um mecanismo de defesa, que é uma enzima desidrogenase responsável por converter o acetaldeído em acetato, uma substância inofensiva para o corpo. Porém, esta enzima apresenta baixa produção, além de ser inexistente em alguns grupos étnicos como alguns grupos asiáticos, portanto não é uma ferramenta de defesa de grande eficiência.

É clara a comunidade científica atualmente que o uso excessivo de álcool atua como um estimulante ao desenvolvimento do câncer. Embora não se compreenda por completo as formas pelas quais estes estímulos ocorrem, é bastante clara algumas das vias pelas quais isto ocorre.


http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0369811401002383?via=sd&cc=y
http://cancerres.aacrjournals.org/content/39/7_Part_2/2840.short
http://www.inca.gov.br/rbc/n_51/v04/pdf/artigo1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário