Etanol

Etanol
Estrutura do etanol

domingo, 23 de junho de 2013

Amnésia Alcoólica (Blackout)

A amnésia alcoólica é um sintoma bastante relatado por pessoas que consomem álcool em quantidades excessivas em uma noite, por exemplo. Esse sintoma está relacionado com os efeitos do álcool no cérebro, que é ainda bastante controverso e misterioso. No entanto há alguns estudos a respeito.
É sabido pelos cientistas que o hipocampo está intimamente relacionado com a memória recente e com a transformação dela em memória de longo prazo. Acredita-se que a Amnésia Alcoólica ocorra por efeitos da toxidade do álcool no hipocampo.
                                                       figura1                 

Amnésia por Consumo Crônico:

Uma doença descoberta ainda no século 19 , denominada Síndrome de Korsakoff é um tipo de amnésia que está relacionada com o consumo crônico de álcool.
A Síndrome de Korsakoff tem sua causa na carência de vitamina B1.
O consumo crônico de álcool reduz a absorção de vitamina B1 pelo corpo e é portanto uma das causas principais de desenvolvimento da Síndrome de Korsakoff.

Um estudo recente (2006) isolou dois grupos de pessoas e comparou por imagens ressonância magnética (IRM) o volume dos hipocampos dos dois grupos. No grupo 1 haviam pessoas que consumiam álcool de forma crônica e no grupo 2 (controle) pessoas que não consumiam álcool regularmente. Os pacientes de ambos os grupos foram pareados por etnias e idade.
Nenhum dos grupos possuíam fatores secundários que são suspeitos de reduzirem o volume do hipocampo tais como estresse crônico, doença de Alzheimer ou Desordem de estresse pós-traumático.
Ao fim do estudo concluiu-se que nas pessoas que bebiam doses altas regularmente, os alcoólatras, tinha o volume total do hipocampo significativamente reduzido e ainda que pessoas com predisposição genética ao alcoolismo teriam o hipocampo menor que pessoas normais, mesmo antes da ingestão pesada de bebidas alcoólicas.
Esse estudo talvez explique, em parte, a Síndrome de Korsakoff induzida por ingestão crônica de etanol.


Alguns dos sintomas da Síndrome:

  • Amnésia anterógrada (Dificuldade de formação de novas memórias)
  • Amnésia retrógrada (Dificuldade de lembrança de memórias)
  • Perda severa de memória
  • Rápida perda de interesse nas coisas
  • Indiferença a mudanças
  • Relato de memórias que são na realidade inverídicas
     



Amnésia por Consumo Agudo

                                    figura 2

A amnésia relacionada à intoxicação aguda (não crônica) por álcool é do tipo amnésia anterógrada. Sendo assim, enquanto intoxicada, a pessoa não consegue formar memórias de longa duração e portanto, após a eliminação do alcool do organismo, fatos ocorridos são esquecidos como consequencia de atividade anormal no hipocampo. Esse tipo de amnésia (aguda) é menos compreendida pela dificuldade de estudo do efeito agudo, enquanto que o consumo crônico, por ser prolongado e possível de acompanhamento é mais fácil de ser estudado.


Farmacodinâmica conhecida:

Por ser altamente solúvel em lipídios o álcool rapidamente penetra no sistema nervoso central.
O álcool atua principalmente como depressor do sistema nervoso, no entanto ele estimula outras partes do cérebro.
O etanol potencializa a ação do ácido gama-aminobutírico (GABA), o maior
neurotransmissor inibitório no cérebro humano, e inibe a ação do glutamato, o maior excitador de neurotransmissores no cérebro humano. Esses dois efeitos explicam a diminuição na capacidade motora e cognitiva de indivíduos sob o efeito do álcool.
O etanol estimula a atividade cerebral ao estimular a liberação de endorfinas (causa euforia) e pode estimular também a liberação de dopaminas, que ativa o sistema de recompensa dopaminérgico, causando bem-estar que pode ser responsável pelo desenvolvimento do vício.

Danos neurológicos:

Em condições normais o glutamato interage com um receptor específico de glutamato, o receptor N-methyl-D-aspartate (NMDA) que tem um papel de mediador na potencialização a longo prazo (LTP, do inglês: long-term potentiation). O LTP tem um papel importante ao aumentar, de forma persistente, a eficiência de resposta de um neurônio ao seu sinal neuro-químico. Acredita-se que o efeito LTP seja crucial em processos de aprendizado e de memória.
Como dito anteriormente, a secreção de glutamato é inibida por álcool e portanto o receptor NMDA tem sua função prejudicada:

Em consumos crônicos de álcool, a atividade dos receptores NMDA é reduzida e, como resposta, o corpo aumenta o número desses receptores, principalmente no hipocampo, em uma tentativa de manter a sua atividade.
Nos ciclos de consumo e sobriedade relativa dos alcoólatras, a concentração de glutamato aumenta repentinamente, o que causa uma hiper-expressao dos receptores NMDA, gerando um influxo de cálcio mediado por NMDA para dentro dos neurônios. Isso concorre para um aumento da exocitose induzida por cálcio. Fato que contribui para a neuro-degeneração e morte celular neuronal.




Referências:


figura1: http://all3games.com.br/wp-content/uploads/2013/04/DG_04-420x280.png
figura2: http://1.bp.blogspot.com/-soeAioVhcF0/TzVNU2HFLtI/AAAAAAAAAho/rpaWNxcpmZY/s400/untitled.bmp

             http://alcohol.web.unc.edu/files/2010/12/The-neurocognitive-effects-of-alcohol-on-adolescents-and-college-students.pdf
http://www.rad.upenn.edu/sbia/papers/Hippocampus%20Volume%20Loss%20Due%20to%20Chronic%20Heavy%20Drinking.pdf
http://science.howstuffworks.com/life/inside-the-mind/human-brain/amnesia5.htm
http://www.sciencedaily.com/releases/2006/10/061025085513.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário