Etanol

Etanol
Estrutura do etanol

domingo, 14 de julho de 2013

Álcool e atividades físicas

 O álcool, além dos efeitos imediatos no organismo, possui diversos efeitos a longo prazo. Uma relação interessante é a do alcoolismo com a prática de esportes e atividades físicas, visto que na sociedade contemporânea o consumo de álcool se difunde crescentemente, e, enquanto isso, também há a busca de muitos por um estilo de vida mais saudável, pautado na prática de atividades físicas. Qual seria, portanto, o efeito da união desses dois fatores? Quais os efeitos do álcool na prática de atividades físicas?

  O álcool prejudica o condicionamento físico e, consequentemente, a prática de exercícios por diversos fatores. Isso se dá pelo fato que o consumo de álcool, por esse ser diurético, favorece a desidratação, e, a nível crônico, pode aumentar a perda hídrica natural do indivíduo. Além disso, o álcool prejudica a absorção de vitaminas do complexo B, sendo essas fundamentais para o metabolismo de carboidratos e proteínas, o que torna a disponibilidade de energia para as práticas esportivas menor, também prejudicando o aumento da massa muscular do indivíduo, visto a insuficiência no metabolismo de proteínas.


   O álcool também inibe a absorção de sais minerais, o que prejudica a resistência muscular e processos de cicatrização, além do aumento no acúmulo de gordura, explicitado na postagem que trata sobre álcool e obesidade.
   Com isso, o indivíduo encontra mais dificuldades na prática de exercícios e os resultados desses na saúde passam a ser reduzidos, o que mostra, portanto, que o consumo de álcool afeta de forma bastante negativa a busca por uma vida saudável através da prática de atividades físicas.



Bibliografia:
http://ronaldoarino.wordpress.com/2013/02/18/alcoolismo-e-atividade-fisica/
http://www.cstur.com.br/artigos/atividade-fisica-e-alcoolismo
http://www.blogbrasil.com.br/a-atividade-fisica-e-a-ingestao-de-alcool/

Nenhum comentário:

Postar um comentário