Etanol

Etanol
Estrutura do etanol

domingo, 14 de julho de 2013

Álcool&Desnutrição


O álcool é capaz de levar seus usuários a desnutrição devido dois fatores: primeiro devido as próprias características bioquímicas do álcool e as interferências que ele é capaz de causar no organismo; segundo devido o aspecto comportamental dos usuários que tendem a esquecer ou ignorar a alimentação.

O álcool apresenta-se como um alimento com o que se chama de "calorias vazias", pois não apresenta componentes alimentares que tenham alto valor nutricional. Este fato contribui para a desnutrição junto com o apetite reduzido e a má absorção dos nutrientes (absorção inadequada de nutrientes pelo trato intestinal), os quais são efeitos causados pela ingestão crônica de bebidas alcoólicas. A má absorção dos nutrientes é devida, entre outros fatores, as lesões que o consumo de álcool pode causar nos órgãos do trato gastrointestinal.

A metabolização destes compostos leva a um aumento da concentração da NADH, o que leva a uma desregulação dos processos de gliconeogênese, devido aumentar a eficiência das reações que forma o lactato ao invés de favorecer as que formam a glicose.


Além destes fatores, o álcool também pode levar a quadros de desnutrição devido às outras doenças as quais ele pode levar como a diabetes e a pancreatite. No caso da pancreatite, por exemplo, o etanol em excesso ataca células do pâncreas que produzem a amilase e a lípase são intoxicadas, o que leva diretamente a deficiência na absorção de alguns carboidratos e lipídeos, além de que o etanol em excesso também pode intoxicar as células produtoras da insulina, o que causa diretamente um aumento da glicemia e dificuldade de absorção de carboidratos, e indiretamente a diabetes devido a falta de insulina para estimular a captação de glicose pelas células.




Nenhum comentário:

Postar um comentário