Etanol

Etanol
Estrutura do etanol

terça-feira, 9 de julho de 2013

Álcool e cocaína

    A cocaína é uma droga amplamente conhecida, sendo essa, uma droga psicoestimulante que aumenta a liberação de dopamina, além do que inibe a receptação desse neurotransmissor. Mas então, porque estamos falando de cocaína em um blog sobre o álcool? Simples, essa droga interage com o álcool. Como nós vemos em vários filmes essa combinação e nunca nos perguntamos por que eles, personagens usuários de drogas, utilizam as duas juntas.  O usuário de drogas utiliza essas associações para aumentar o quadro eufórico e diminuir o quadro psicomotor causado pelo álcool.
    Mas como é tal interação? Acontece que a reação entre esses dois compostos vai gerar um terceiro composto chamado Cocaetileno.  Essa substância, chamada cocaetileno potencializa os efeitos da cocaína, no sistema cardiovascular e sistema nervosos central  (SNC).  Como ele faz isso? É a próxima pergunta a ser respondida. Ele, cocaetileno, age junto da cocaína bloqueando a receptação de monoaminas, o que é fortemente relacionado com a overdose.
    O metabolismo da cocaína funciona da seguinte forma;  A droga é metabolizada em 3 vias. Primeiro sendo hidrolisada pela colinesterases hepáticas e plasmáticas, produzindo o éster Metilecgonina, segunda via é a da Benzoilecgonina formada na hidrolise espontânea, quer dizer que não ocorreu a ação de uma enzima ou ainda por meio de ação das Carboxiesterases plasmáticas ou hepáticas,  esses metabólitos excretados na urina, e ainda há, na terceira via, a Norcocaína, metabólito ativo formado por meio de um processo de N-desmetilação.
   Então finalmente voltando para o álcool, quando se combina o uso de cocaína e álcool, aumenta-se o nível plasmático de Norcocaína e Cocaína, reduzindo o nível de Benzolecgonina, e formando o cocaetileno que é o único metabólito de cocaína formado na presença de álcool, por meio da ação de uma carboxiltransferase hepática promovendo uma reação de transesterificação.
    O Cocaetileno é responsável pelos efeitos prolongados. Os quais seriam os gerados pelo uso de cocaína, mas que somente declinam em maior tempo. O que provavelmente deve levar ao uso juntamente com o álcool. Promovendo esse abuso e sobre carga dos sistemas normais de funcionamento fisiológico, além dos maiores riscos associados a essa combinação, como a overdose.






Bibliografia:

Inaba,t.; Stewart, d.j. & Kalow, W. Metabolism of cocaine in man. Clinical Pharmacology and therapeutics 23: 547-52, 1978.
Fish, f. & Wilson, W.D.C. - Excretion of cocaine and its metabolites in man. Journal of Pharmacy and Pharmacology 21: 1355-85, 1969.


Nenhum comentário:

Postar um comentário